sábado, 7 de junho de 2014

Tchaikovsky: Um Compositor Precoce




Foto do compositor
Piotr Ilich Tchaikovsky, um dos compositores russos mais importantes do século XIX, nasceu a 7 de maio de 1840 em Votkinsk, um centro mineiro e industrial situado a este de Moscovo. Seu pai, Ilya Petrovich, engenheiro da Escola de Minas, dirigia nesse local uma importante exploração. Embora as suas terras e títulos se tivessem perdido há várias gerações e o seu cargo lhe trouxesse mais prestígio do que dinheiro, Ilya Petrovich vivia como um grande latifundiário: numa casa imponente e com criados. O governo tinha, inclusivamente, colocado às suas ordens um grupo de cossacos, para o caso de o espírito dezembrista reencarnar nos mineiros ou nos servos.
Família de Tchaikovsky
Em 1833, Ilya Petrovich, que tinha enviuvado, casou com Alexandra Andreievna d'Assier, uma aristocrata de origem francesa, bela, culta e refinada. Dessa união nasceram seis filhos: Nikolay, Piotr Ilich, Alexandra, Ippolit, Modest e Anatol. O futuro compositor, segundo este grupo, chamava aos irmãos, respectivamente, Kolia, Sasha, Polia, Modia e Tolia, como era habitual na Rússia. Fanny Durbach, uma jovem precetora suíça, deu-lhes as primeiras aulas.
O Compositor em Criança
Com apenas quatro anos e meio, o pequeno Piotr, a quem os irmãos chamavam Petia, insistiu em ter aulas. Para espanto de todos, o pequeno Petia não só tocava maravilhosamente piano - instrumento que se tinha tornado símbolo de sensibilidade e cultura nos lares oitocentistas -, como também compunha. "Comecei a realizar as minhas próprias criações quando soube o que era a Música", confessaria o artista anos mais tarde. O menino até sabia passar para piano as árias de Ópera Italiana que os mais velhos ouviam do "orquestrião", um órgão mecânico accionado por uma manivela.

Era, sem dúvida, um génio precoce.


Sem comentários:

Enviar um comentário