sexta-feira, 6 de junho de 2014

Rachmaninov: Um olhar sobre a Saúde


Foto de Sergei Rachmaninov

Uma Verdade Inconveniente

Em 1943, o pianista russo virtuoso, compositor e maestro Sergei Vasilievich Rachmaninov (1873-1943) ficou doente no meio de uma tour e foi internado num hospital em Los Angeles. Quando o cancro foi diagnosticado, ele olhou para as mãos e sussurrou: "Minhas queridas mãos ... Adeus, minhas pobres mãos"

Rachmaninov é talvez melhor conhecido pelo seu segundo concerto em Dó menor, popularizado no filme Brief Encounter (1945) e O Pecado Mora ao Lado (1955); o sostenuto adagio forneceu a inspiração em 1976 para a  canção pop de Eric Carmen "All By Myself", posteriormente re-intrepretado por Celine Dion. O concerto nº3 em Ré menor, já popular, foi dada maior exposição por David Helfgott, na enredo do filme Shine (1996).

Mãos do pianista e Compositor
Mãos Enormes


O tamanho das suas mãos podem ter sido uma manifestação da síndrome de Marfan, o seu tamanho e magreza típico de aracnídeo. No entanto, Rachmaninov não exibem claramente nenhuma das outras características clínicas típicas da síndrome de Marfan, como escoliose ou complicações cardíacas. Não há nenhuma indicação de que sua família imediata teve parentes semelhantes, descartando doença hereditária.


A acromegalia é um diagnóstico alternativo.
De fotografias de Rachmaninov nos anos 1920 e seu retrato por Konstantin Somov em 1925, no momento em que ele estava a gravar o seu quarto concerto para piano, as características faciais grosseiras da acromegalia não são imediatamente aparentes.

Depressão

Crises repetidas de depressão também são consistentes. Em 27 de março de 1897, a sua Primeira Sinfonia foi mal recebida numa performance conduzida por um embriagado maestro Aleksandr Glazunov. Este evento, a partir do qual Rachmaninov fugiu horrorizado, poderá ter dispoletado o seu primeiro grande episódio de depressão, o que trouxe temporariamente o impasse à sua carreira."Todas as minhas esperanças, toda a crença em mim mesmo, tinham sido destruídas". Apenas no segundo semestre de 1900 voltou para a composição, com a ajuda de um hipnotizador, o Dr. Nikolai Dahl, a quem dedicou o seu segundo concerto para piano, o segundo e terceiro movimentos dos quais brilhantemente executou em dezembro daquele ano. Seu segundo grande surto de depressão começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando morava perto de Los Angeles, provavelmente relacionado com as preocupações sobre a segurança de uma de suas filhas e tristeza pela morte de parentes e amigos na guerra.

O Inicio do Fim

Durante uma agenda de concertos pesado na Rússia em 1912, ele interrompeu a sua programação por causa da rigidez nas mãos. Isto pode ter sido devido ao uso excessivo. Em 1942, Rachmaninov fez uma revisão final do seu quarto Concerto.

 O melanoma (cancro na pele) progrediu rapidamente e obrigou-o a interromper a sua tour 1942-1943 depois de um recital em Knoxville, Tennessee.

Pouco mais de cinco semanas depois, ele morreu na casa que ele havia comprado no ano anterior em Elm Drive, em Beverly Hills.

Sem comentários:

Enviar um comentário