O Estilo Pianístico
No primeiro terço do século XIX, existiam basicamente dois tipos de piano: o inglês e o vienense. Um terceiro modelo, o "Erard", inventado em 1821, permitia repetir trilos e notas de velocidade mais acentuada. Segundo Liszt, Chopin preferia os pianos Pleyel, baseados no modelo vienense, "devido à sua sonoridade argêntea e um tanto ou quanto velada, bem como ao toque fácil".
Em segundo lugar, optava pelos Erard, embora, em 1848, durante os seus concertos na Grã-Bretanha, tenha utilizado sem dificuldade ,o Broadwood. A facilidade com que utilizava os diferentes tipos de mecanismos foi decisiva para a aproximação dos diferentes modelos.
A 10 de julho de 1848, o jornal inglês Daily news realçava: "Chopin executa passagens incrivelmente difíceis, mas de modo tão calmo e suave e com uma delicadeza tal que o ouvinte não concebe a sua verdadeira magnitude. A redondeza perlé das suas passagens de articulação rápida constituem os traços característicos da sua execução". Com efeito, a textura fundamental da música de Chopin consiste na melodia acompanhada por numerosas variações que aproveitam todo o potencial dos recursos do piano. Há ocasiões em que a melodia é harmonizada através de simples acordes; há outras em que o acompanhamento tem o ritmo de dança, mas com infinitas e subtis variações. A textura dos Nocturnos isola uma melodia na mão direita, enquanto a mão esquerda, auxiliada pelo pedal, produz o fundo rítmico e harmonioso mediante acompanhamento de acordes quebrados, cuja junção é feita intuitivamente pelo ouvinte. Em todos os casos, a melodia alicerça-se em poucas notas e pode ser executada com bastante expressividade.
Nas palavras do escritor francês André Gide nas suas Notas sobre Chopin, " Todos os nocturnos de Chopin criam uma atmosfera singular, esboçam uma imagem do sentimento e, de imediato, extinguem-se como o voo de um pássaro ao pousar..."
Pianos por ordem do texto:
Piano Estilo Inglês do séc XIX
Piano Estilo Vienense do séc XIX
Piano "Erard" do séc XIX
Piano "Pleyel" do séc XIX
Sem comentários:
Enviar um comentário