sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Barroco - "A Pérola Imperfeita"

Período Barroco

1600 - 1750

            Quando se fala em período barroco pensa-se automáticamente em J.S. Bach, talvez porque ele tenha sido um dos grandes compositores desta época no entanto o que marca o seu inicio é certamente Claudio Monteverdi e as suas óperas.
   O período barroco foi marcado por uma grande revolução a nível das artes. Foi talvez o maior período do mundo musical e no qual se fundaram muitos dos termos que hoje conhecemos, por exemplo: baixo contínuo, contraponto, harmonia tonal (em oposição aos modos gregos que eram vigentes até esta época).
   Podemos desta maneira concluir que o barroco foi o propulsor da música tonal. Este foi também o último período em que se utilizou o cravo como instrumento de tecla, pois este rapidamente assumiu o estatuto do piano que hoje conhecemos, obviamente não tão aperfeiçoado como temos hoje em dia.

O que devemos sintetizar quando ouvimos falar em período barroco?

Palavras - Chave: Baixo Contínuo, Técnica do Contraponto, Harmonia Tonal


O que será o Baixo Contínuo? A Técnica do Contraponto? A Harmonia Tonal?

Esperem pelos próximos post's

E se quiserem saber mais acerca do Barroco e mais propriamente de Bach votem na barra lateral!!

Como não podia deixar de ser deixo um exemplo musical de Monteverdi


     

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mozart Génio ou uma Imagem bem Vendida?

     Pois é ainda não é hoje que vos farei uma boa biografia acerca deste compositor, mas vendo o filme "Amadeus" de 1984 que nos dá uma perspectiva acerca de Mozart através de Salieri, seu rival na altura, poderemos nos deparar com o paradoxo "génio ou boa propaganda". Não podemos discutir que as suas obras são de facto geniais no entanto o seu pai Leopold Mozart, reconhecido violinista da época, levou o seu filho a grandes cortes europeias, divulgando o grande ou "pequeno" (depende da perspectiva que cada pessoa tiver) filho.

Deixo-vos o link, aconselho a ver:

http://www.imdb.com/title/tt0086879/

Deixo-vos uma conhecida obra do compositor "Eine kleine nachtmusik" (em alemão):



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Primeira Escola de Viena

É denominada pela primeira escola de Viena 3 compositores do Classicismo.
De seguida poderão ver alguns dos seus trabalhos para piano.

Mozart:
                                                                                 Kv 545
Beethoven:
                                                               Moonlight Sonata,3º And.
Haydn:
Piano Sonata nº59 em Mi Bemol, Hob.XVI:49
Decerto que irei falar mais à frente detalhadamente cada um destes compositores no entanto fica aqui uma dica destes pequenos três videos.


Classicismo e a Mudança do Cravo para o Piano



Classicismo (1750/ 1810)




     No período clássico a música torna-se mais leve e menos complicada que no barroco. Agora a música revela uma extrema suavidade e beleza com grande equilíbrio e perfeição estética. No classicismo é a melodia com acompanhamento de acordes que predomina. As frases melódicas são curtas, claras e bem definidas, sentindo-se o princípio, meio e fim de cada uma. Há também uma maior variação em relação à dinâmica das obras musicais, surge o sforzatto, o crescendo e diminuendo. A sonoridade resultante de todas estas características é bastante tonal. O cravo cai em desuso para dar lugar ao piano que o irá substituir definitivamente. Também a orquestra toma maiores proporções ao mesmo tempo que diversifica os seus instrumentos.






Cravo
Piano Acústico de 88 Teclas tal como os conhecemos hoje














Piano: instrumento de tecla e percussão, com teclado, cordas, caixa de ressonância e martelo (para percutir as cordas).normalmente tem 88 teclas, com uma extensão de 7 ou 8 oitavas.

Desenvolvem-se grandes géneros instrumentais como: a forma sonata, o quarteto de cordas, a sinfonia e o concerto.




Forma sonata: é uma das principais formas musicais usada pelos compositores da época. A forma sonata tem 3 secções principais intituladas: Exposição, Desenvolvimento e reexposição.

Exposição: secção em que o compositor expõe as suas ideias musicais ou temas.

Desenvolvimento: Esta secção apresenta material musical novo mas com base nos temas da exposição.

Reexposição: é a repetição da exposição mas com pequenas alterações.

Quarteto de cordas: é um grupo de 4 músicos ou executantes constituído, na maior parte das vezes, por 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo.

Sinfonia: é um termo que teve vários significados ao longo dos séculos, traduzindo-se no classicismo como uma pequena peça instrumental constituída por 3 secções ou andamentos segundo a forma básica: rápido, lento, rápido.

Concerto: é uma execução musical em público com um número consubstancial de músicos num palco.(É diferente de um recital que normalmente tem em palco sensivelmente dois músicos).

Por sua vez a ópera desenvolve-se como sendo o grande género do classicismo, tornando-se cada vez mais popular. A ópera também deixa os temas míticos usados no barroco e usa temas do quotidiano e personagens reais (de carne e osso).

É uma época com bastantes compositores e pessoas ligadas à música. Pode-se dizer mesmo que é a mais produtiva de todos os períodos da história da música.

Viena de Áustria é considerada a cidade do classicismo com maior interesse em termos musicais, sendo o grande centro da vida musical oitocentista. Assim e neste contexto, surge a 1ª Escola de Viena onde se concentraram a maioria dos grandes compositores deste período áureo da música.

1ª Escola de Viena: Os três grandes compositores de referência desta escola são:


  • Joseph Haydn
  • Wolfgang Amadeus Mozart
  • Ludwing Van Beethoven.

domingo, 24 de novembro de 2013

Holocausto

     Apesar de todos nós sabermos o que foi. Não é disso que vos venho falar mas sim de um filme realizado em 2002 por Roman Polanski através da autobiografia de Wladyslaw Szpilman famoso pianista judeu-polonês que trabalhava na rádio de Varsóvia.
     É uma empolgante história de vida como este músico foi sujeito a viver e que trará a todos uma outra perspectiva de vida...

Deixo-vos o link espero que gostem, apesar da fragilidade do tema:

http://www.imdb.com/title/tt0253474/

Apresentação

Apresentação

     Desde já obrigado caro visitante, pois se está a ler isto é porque está a visitar o meu blog.
     Começo por explicar a existência deste blog.
   Este blog foi criado com  a intenção de divulgar trabalhos artísticos de grandes e ou pequenos, depende da perspectiva, compositores e pianistas.
   Neste blog são bem-vindos não só pianistas, mas todas as pessoas que gostam de música clássica, especialmente piano, e que segundo o ditado "aprender não ocupa lugar", será um local de divulgação cultural.

     Irei postar novidades com frequência, por isso espero que não só gostem como também acompanhem o que se vai desenrolando por aqui.

   Um muito obrigado a todos!!